quinta-feira, 31 de maio de 2012

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Se ele estivesse acordado


Se ele estivesse acordado


Uma história para a infância


O pintainho Besnico só conhecia a rede cinzenta da capoeira, onde tinha nascido. Por isso, quando, uma vez, se escapuliu por um buraco da rede e deu os primeiros passos à luz do Sol, foi um espanto. 

A mãe galinha bem o tinha avisado: Nunca saias sem mim. Lá fora há muitos perigos que tu não conheces. Nunca saias sem mim!" 

Mas ele saiu. Desobedeceu, o maroto! A verdade é que, pouco tempo depois, estava de volta, muito afogueado, muito exaltado com tudo o que tinha visto. 

A mãe, primeiro, zangou-se, mas, depois, em voz mais macia, quis saber porque vinha tão nervoso da corrida pela eira da quinta. 
- Ai, a mãezinha tinha razão - respondeu-lhe o pintainho Besnico. - Há muitos perigos lá fora, muitos bichos esquisitos, grandes, que metem medo. Vi um muito grande, às malhas pretas e brancas, com dois paus na cabeça e um rabo sempre a dar a dar. Que susto! 
- É a vaca! - explicou a mãe. - Daí não vem mal nenhum. As vacas não fazem mal aos pintos. 
- E um, cinzento, de grandes orelhas, que batia as patas no chão com toda a força e mostrava os dentes amarelos, enquanto comia a erva do pátio, esse deve ser dos piores, não é? 
- O burro? - riu-se a mãe. - Desse lado também não há que temer. Os burros não ligam aos pintos. 
- E eu que pensava que eram perigosos! - suspirou, aliviado, o pintainho Besnico. - Mas também vi um muito simpático. Estava a dormir ao sol. Tinha uns enormes bigodes, focinho miúdo, orelhas pequenas e o corpo muito fofo, de pêlo amarelo às riscas, muito bonito. Estive quase tentado a dar-lhe uma bicada, de brincadeira... 
- Nunca! - gritou-lhe a mãe, toda arrepiada. - Esse bicho chama-se gato e, se estivesse acordado, não sei o que seria de ti... 
A mãe galinha apertou contra ela aquele filhinho inocente, que ainda tinha tanto para aprender na vida, enquanto repetia vezes sem conta: Ai, se ele estivesse acordado o que seria de ti... Ai, se ele estivesse acordado..."

Era uma vez um País...de Viriato à Padeira de Aljubarrota - DVD-VÍDEO






Este DVD vídeo visa despertar o interesse dos mais novos para a História de Portugal.Com Era uma vez um país... as crianças vão poder ver e ouvir, com muito humor, cinco episódios animados em 3D, sobre acontecimentos importantes da nossa história: Viriato, o herói lusitano, D. Afonso Henriques, o Conquistador, o milagre das rosas, os amores de Pedro e Inês e a Batalha de Aljubarrota.Este DVD tem ainda uma área de Karaoke - onde aprendem e cantam as músicas de todas as histórias e personagens - e os Videoclips - onde podem ouvir e assistir aos clips das músicas associadas a cada um dos episódios. Aprender História de Portugal vai ser muito mais fácil e divertido!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Pablo Neruda - poema 18





-Poema 18- 

Aquí te amo. 
En los oscuros pinos se desenreda el viento. 
Fosforece la luna sobre las aguas errantes. 
Andan días iguales persiguiéndose. 

Se desciñe la niebla en danzantes figuras. 
Una gaviota de plata se descuelga del ocaso. 
A veces una vela. Altas, altas estrellas. 

O la cruz negra de un barco. 
Solo. 
A veces amanezco, y hasta mi alma está húmeda. 
Suena, resuena el mar lejano. 
Este es un puerto. 
Aquí te amo. 

Aquí te amo y en vano te oculta el horizonte. 
Te estoy amando aún entre estas frías cosas. 
A veces van mis besos en esos barcos graves, 
que corren por el mar hacia donde no llegan. 

Ya me veo olvidado como estas viejas anclas. 
Son más tristes los muelles cuando atraca la tarde. 
Se fatiga mi vida inútilmente hambrienta. 
Amo lo que no tengo. Estás tú tan distante. 

Mi hastío forcejea con los lentos crepúsculos. 
Pero la noche llega y comienza a cantarme. 
La luna hace girar su rodaje de sueño. 

Me miran con tus ojos las estrellas más grandes. 
Y como yo te amo, los pinos en el viento, quieren cantar tu nombre con sus hojas de alambre.

Alberto Caeiro - "Quando vier a Primavera"

Alberto CaeiroA realidade não precisa de mim...

Na hora de pôr a mesa


José Luís Peixoto - Na hora de pôr a mesa
A saudade dos que vão... e permanecem connosco!...

terça-feira, 22 de maio de 2012


O Marsupilami engole um rádio que confundiu com um caramelo. Devido a uma particularidade anatómica do Marsupilami, o aparelho aloja-se no nariz, funcionando permanentemente com o volume no máximo. Esta situação acaba por provocar uma perturbação nas comunicações entre um rádio amador, Switch e o rei de Bretzelburgo (rei de um país fictício) que é prisioneiro do general Schmetterling. Fantásio é raptado em vez de Switch e é levado para a prisão Snapfurmich aonde o Dr Kilikil, uma personagem genial, o vai torturar. Spirou, Switch, Spip e o Marsupilami vão para Bretzelburgo numa tentativa de os salvar.

quinta-feira, 17 de maio de 2012






Este livro é o diário de uma adolescente, uma jovem igual a tantas outras jovens de quinze anos, com os mesmos problemas,  dúvidas, receios, ilusões  apresentados por todas as raparigas da mesma idade. 

Sofia (nome que ela inventa) recebeu um diário quando completou quinze anos. Como não gostou do presente, pensou em atirá-lo para o caixote do lixo. No entanto, num dia em que não lhe apetecia estudar, resolve começar a escrever neste livro em branco. Nele, fala-nos dos colegas que se drogam, da experiência difícil por que passa uma amiga cujos pais se divorciaram  e de muito mais que a sua idade lhe revela e faz sentir de um modo muito particular.


Lê o mundo de Sofia & C.ª - a sua família, colegas e amigos - e poderás descobrir que tens muito em comum com ela!